Jovem australiano de 20 anos funda micronação em terra disputada entre Croácia e Sérvia

Um jovem australiano de 20 anos ganhou destaque internacional ao se autoproclamar presidente da República Livre de Verdis, uma micronação criada em uma área disputada entre Croácia e Sérvia, às margens do rio Danúbio. O território, conhecido como “Pocket-3”, possui cerca de 0,5 km² e não é oficialmente reclamado por nenhum dos dois países.

A ideia de Daniel Jackson surgiu quando ele tinha 14 anos, inicialmente como um experimento com amigos. Em 2019, aos 18 anos, ele ocupou simbolicamente a área e declarou a independência de Verdis. Desde então, a micronação desenvolveu bandeira, moeda própria, gabinete e já conta com cerca de 400 cidadãos, selecionados entre mais de 15 mil candidatos.

O acesso ao território é feito apenas por barco, a partir da cidade croata de Osijek. Em outubro de 2023, Jackson e alguns colonos foram detidos pela polícia croata e deportados, sendo proibidos de retornar ao país. Desde então, ele atua como “governo no exílio” e acusa as autoridades croatas de instalar vigilância na fronteira com a Sérvia.

Apesar das dificuldades, Jackson destaca que busca diálogo com as autoridades e afirma que pretende convocar eleições e renunciar ao cargo caso a micronação prospere. Ele também ressalta que caminhar pelo território de Verdis é como vivenciar um sonho realizado: “Para o olho nu, é apenas uma floresta. Mas, quando você percebe que está em um país que criou, é mágico”, afirmou.