Nova frente fria faz Prefeitura ativar quarta etapa do acolhimento no Parque Ayrton Senna

Com a chegada de uma nova frente fria em Campo Grande desde a tarde de domingo (29), a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), iniciou nesta segunda-feira (30) a quarta etapa do programa Inverno Acolhedor, ativando novamente o Ponto de Apoio no Parque Ayrton Senna.

A ação tem como objetivo oferecer proteção às pessoas em situação de rua que, mesmo abordadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), optam por não ir para as unidades de acolhimento da SAS. Nesta etapa, o Ponto de Apoio funcionará até quarta-feira (2), podendo ter o prazo estendido caso as temperaturas continuem baixas.

A ativação segue os protocolos técnicos pactuados entre os órgãos municipais, que determinam o funcionamento do Ponto sempre que a previsão indicar mínimas iguais ou inferiores a 12°C, com prioridade para situações de frio extremo, como as registradas no início desta semana. De acordo com os indicadores meteorológicos, as temperaturas mínimas previstas para o período noturno chegam a 9°C.

O local estará aberto das 18h às 6h, disponibilizando colchões, cobertores, alimentação e atendimento em saúde por meio do Consultório na Rua. Além disso, na quarta-feira (2), será realizado mais um mutirão de serviços no Centro POP, coordenado pela Emha e demais pastas da gestão municipal, com foco na atualização cadastral das pessoas em situação de rua atendidas pela unidade.

Durante todo o inverno, as equipes do Seas intensificam as abordagens principalmente na região central e em locais com maior concentração de pessoas em situação de rua, reforçando a rede de proteção para enfrentar as baixas temperaturas.

A população pode colaborar informando sobre pessoas em situação de rua que precisem de ajuda pelos telefones (67) 99660-6539, 99660-1469 ou pelo número 156.