Bancos cobram juros médios de 42,3% ao ano em janeiro

A taxa média de juros para famílias e empresas atingiu 42,3% ao ano nas concessões de crédito livre em janeiro, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas nesta quinta-feira pelo Banco Central (BC). O aumento foi de 1,6 ponto percentual (p.p.) no mês e de 4,6 p.p. nos últimos 12 meses.

Para as empresas, o custo médio do crédito subiu para 24,2% ao ano, registrando alta de 2,5 p.p. no mês e 1,7 p.p. em relação a janeiro do ano passado. Já para as famílias, a taxa média chegou a 53,9% ao ano, com acréscimos de 0,8 p.p. no mês e 1,6 p.p. em 12 meses.

Segundo o BC, o aumento no custo do crédito para as famílias foi impulsionado principalmente pela alta das taxas do crédito pessoal não consignado destinado à composição de dívidas (+5,3 p.p.) e do financiamento para aquisição de veículos (+2,0 p.p.). Além disso, a maior participação das operações de cartão de crédito rotativo na composição da taxa média de juros do segmento também influenciou o resultado.

No caso das empresas, a elevação foi motivada pelo aumento das taxas médias de juros do cartão de crédito rotativo (+103,1 p.p.), do capital de giro com prazo de até 365 dias (+9,3 p.p.) e do capital de giro com prazo superior a 365 dias (+1,7 p.p.).

Apesar do avanço nas taxas, o saldo total das operações de crédito no Brasil se manteve estável em janeiro em comparação a dezembro, somando R$ 6,5 trilhões.

Facebook Comentários

Vamos Anunciar?