Papa canonizará ‘santo millennial’ após reconhecimento de milagre em MS.

Carlo Acutis, jovem falecido aos 15 anos, será canonizado em abril do próximo ano. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (20), durante a Audiência Geral na Praça de São Pedro, em Roma. Acutis possui uma forte ligação com Mato Grosso do Sul, já que um dos milagres atribuídos a ele e reconhecidos pela Igreja Católica ocorreu em Campo Grande.

Conhecido como “Santo da Internet” ou “Santo Millennial”, Carlo Acutis utilizou a tecnologia para promover a fé e teve sua vida e virtudes reconhecidas pela Igreja. “Quero anunciar que, no próximo ano, durante o Jubileu dos Adolescentes, canonizarei o Beato Carlo Acutis, e no Jubileu dos Jovens, também no próximo ano, canonizarei o Beato Pier Giorgio Frassati”, declarou o Papa Francisco.

A beatificação de Carlo Acutis ocorreu em 23 de maio deste ano, após a aprovação do decreto que reconheceu o milagre atribuído a ele. O Vaticano destacou sua paixão pela Eucaristia e pela tecnologia da informação. A canonização, marcada para o Jubileu dos Adolescentes, acontecerá entre os dias 25 e 27 de abril de 2025.

Além de Acutis, o jovem Pier Giorgio Frassati, um dos beatos mais populares entre as novas gerações de católicos, também será canonizado. Frassati, conhecido como um “santo social” na Itália, dedicou sua vida à oração e ao auxílio aos necessitados, apesar de pertencer a uma família rica. Sua cerimônia de canonização será realizada no Jubileu dos Jovens, de 28 de julho a 3 de agosto de 2025.

Quem foi Carlo Acutis

Nascido em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde desde cedo se destacou por sua devoção à fé católica e à Virgem Maria.

Carlo será o primeiro “millennial” a ser canonizado pela Igreja Católica. O jovem faleceu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, vítima de leucemia, no dia de Nossa Senhora Aparecida. Apesar da pouca idade, utilizava a internet como ferramenta de evangelização, o que o tornou conhecido como o “padroeiro da internet”.

Em 2020, Acutis foi beatificado após o reconhecimento de seu primeiro milagre. Segundo a Igreja Católica, ele curou uma criança brasileira que, em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande (MS), tocou em uma relíquia sua durante uma celebração na Paróquia São Sebastião. O padre Marcelo Tenório, responsável pelas missas anuais de Nossa Senhora Aparecida na paróquia, expunha uma peça de roupa do beato com vestígios de sangue. Em uma dessas ocasiões, o avô da criança levou o neto, que estava doente, para tocar na vestimenta. Após o ato, a família relatou a cura do menino.

O segundo milagre atribuído a Carlo Acutis, reconhecido em 2022, foi a cura de uma jovem na Costa Rica que sofreu um grave acidente de bicicleta.

Com sua canonização confirmada para 2025, Acutis continuará a inspirar jovens ao redor do mundo com seu exemplo de fé, devoção e uso positivo da tecnologia.

Facebook Comentários

Vamos Anunciar?